Com este projeto consegui abordar vários aspectos como trabalhar biografia, poema, leitura e interpretação, produção de texto e elaboração de slides.
Foi muito gratificante.
Justificativa
Tendo
em vista que os avanços tecnológicos vêm possibilitando diferentes
transformações na sociedade e no processo educacional. Sendo a educação, parte integrante da sociedade, que caminha na direção de associar
às inovações, implementar novos hábitos e atuar no desenvolvimento das
capacidades e cada educando.
Com base na LDB (Lei nº 9394/96) que inclui a Educação para o
Trabalho como principio norteador para a construção da cidadania como base
fundamental para que se tenha uma educação de qualidade, sobretudo, que esteja
voltada para a adequação e utilização das novas realidades tecnológicas, possibilitando novas experiências no
desenvolvimento cognitivo, interpessoal e uma atuação mais concreta com a
tecnologia, presente no laboratório de informática, interligando-a os conteúdos
do currículo.
A tecnologia está presente em todas as ações de nosso
cotidiano e precisa ser utilizada para cumprir sua função. Segundo Colom
Canellas (1994) a tecnologia,
desempenhará um papel diferente do desenvolvido até o presente. Parece estar aí
para propiciar o desenvolvimento de possibilidades individuais [...] utilizando
a informática o homem alcança novas possibilidades e estilos de pensamento
inovador jamais postos em prática [...] procura novas perspectivas e
reatualização das múltiplas capacidades mentais que possui o homem...
Objetivos
Valorizar
a função das tecnologias no cotidiano escolar e na produção de conhecimento
Estimular
a pesquisa por meio da internet
Associar
a linguagem poética como um gênero textual;
Elaborar
apresentação de slide;
Referencial
teórico
A
melhor forma de ensinar é, com efeito, aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento
da capacidade de ler e de interpretar o mundo e que o leve, efetivamente, a
aprender de forma significativa e com sentido. Deve, portanto, potencializar o
desenvolvimento do aluno a fim de que ele consiga lidar com as características
e com as demandas da sociedade atual, que enfatiza, por exemplo, ser importante
que o aluno tenha autonomia para buscar, constantemente, novas aprendizagens.
Nesse sentido, Almeida e Prado (2005) comentam que:
“O uso da tecnologia na escola, quando pautada
em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado
significativo, interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas
competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação
de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativa
para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.”
Situações criadas pelo
professor propiciam ao aluno a participação ativa e a aprendizagem
significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a
produção, o desenvolvimento e a resolução de problemas.
Assim, criar ambientes de aprendizagem com a presença das TICs
pode indicar uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do
ensino e na transmissão de informações; ou pode significar utilizá-las para a
representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o
desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações, as quais
são submetidas a uma avaliação contínua.
“Mais
do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...],
concentrando-se
na criação, na gestão e na regulação das
situações
de aprendizagem” (PERRENOUD, 2000, p. 139).
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas em
dois momentos, em sala de aula e no laboratório de informática. Tendo como base
os conteúdos de língua portuguesa: leitura, interpretação, produção de texto; e
conhecimento na área da informática: pesquisa em sites da internet; comandos
básicos no processador de textos e confecção de slides.
Em sala de aula uma abordagem geral
do tema, apresentação dos autores a serem pesquisados e quais os objetivos da
pesquisa (biografia e poemas).
No laboratório de informática pesquisar
dados biográficos dos autores e alguns de seus poemas, realizar leitura e
montar um ficha com os dados pesquisados. Escolher entre os poemas um para
montar uma apresentação de slide contendo ilustrações.
Cronograma
Data
|
Horário
|
Atividades
|
16/10
|
8:00 às 10:00
|
Explicação inicial, primeiras
pesquisas
|
17/10
|
8:00 às 10:00
|
Concluir pesquisa, elaboração de
ficha biográfica e slide
|
18/10
|
8:00 às 10:00
|
Elaboração de slides e preparar
apresentação
|
19/00
|
8:00 às 10:00
|
Apresentação dos grupos e fechamento
|
Avaliação
Será realizada durante todo o processo,
e ao final com uma apresentação de alguns trabalhos para o grande grupo,
utilizando os slides e data show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário