domingo, 18 de novembro de 2012

Projeto Click e Poesia

Com este projeto consegui abordar vários aspectos como trabalhar biografia, poema, leitura e interpretação, produção de texto e elaboração de slides.
Foi muito gratificante.
 
 
Justificativa

 
Tendo em vista que os avanços tecnológicos vêm possibilitando diferentes transformações na sociedade e no processo educacional. Sendo a educação, parte integrante da sociedade, que caminha na direção de associar às inovações, implementar novos hábitos e atuar no desenvolvimento das capacidades e cada educando.

Com base na LDB (Lei nº 9394/96) que inclui a Educação para o Trabalho como principio norteador para a construção da cidadania como base fundamental para que se tenha uma educação de qualidade, sobretudo, que esteja voltada para a adequação e utilização das novas realidades tecnológicas, possibilitando novas experiências no desenvolvimento cognitivo, interpessoal e uma atuação mais concreta com a tecnologia, presente no laboratório de informática, interligando-a os conteúdos do currículo.

A tecnologia está presente em todas as ações de nosso cotidiano e precisa ser utilizada para cumprir sua função. Segundo Colom Canellas (1994) a tecnologia, desempenhará um papel diferente do desenvolvido até o presente. Parece estar aí para propiciar o desenvolvimento de possibilidades individuais [...] utilizando a informática o homem alcança novas possibilidades e estilos de pensamento inovador jamais postos em prática [...] procura novas perspectivas e reatualização das múltiplas capacidades mentais que possui o homem...

 

Objetivos


Valorizar a função das tecnologias no cotidiano escolar e na produção de conhecimento

Estimular a pesquisa por meio da internet

Associar a linguagem poética como um gênero textual;

Elaborar apresentação de slide;

 

 

Referencial teórico

 

A melhor forma de ensinar é, com efeito, aquela que propicia aos alunos o desen­volvimento da capacidade de ler e de interpretar o mundo e que o leve, efetivamente, a aprender de forma significativa e com sentido. Deve, portanto, potencializar o desenvolvi­mento do aluno a fim de que ele consiga lidar com as características e com as demandas da sociedade atual, que enfatiza, por exemplo, ser importante que o aluno tenha autonomia para buscar, constantemente, novas aprendizagens. Nesse sentido, Almeida e Prado (2005) comentam que:

 

 “O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privi­legiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, in­terdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se signifi­cativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.”

 

Situações criadas pelo professor propiciam ao aluno a participação ativa e a aprendizagem significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a produção, o desenvolvimento e a resolução de problemas.

Assim, criar ambientes de aprendizagem com a presença das TICs pode indicar uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do ensino e na transmis­são de informações; ou pode significar utilizá-las para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações, as quais são submetidas a uma avaliação contínua.

 

“Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...],

concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das

situações de aprendizagem” (PERRENOUD, 2000, p. 139).


Metodologia
 

            As atividades serão desenvolvidas em dois momentos, em sala de aula e no laboratório de informática. Tendo como base os conteúdos de língua portuguesa: leitura, interpretação, produção de texto; e conhecimento na área da informática: pesquisa em sites da internet; comandos básicos no processador de textos e confecção de slides.

            Em sala de aula uma abordagem geral do tema, apresentação dos autores a serem pesquisados e quais os objetivos da pesquisa (biografia e poemas).

            No laboratório de informática pesquisar dados biográficos dos autores e alguns de seus poemas, realizar leitura e montar um ficha com os dados pesquisados. Escolher entre os poemas um para montar uma apresentação de slide contendo ilustrações.


Cronograma

Data
Horário
Atividades
16/10
8:00 às 10:00
Explicação inicial, primeiras pesquisas
17/10
8:00 às 10:00
Concluir pesquisa, elaboração de ficha biográfica e slide
18/10
8:00 às 10:00
Elaboração de slides e preparar apresentação
19/00
8:00 às 10:00
Apresentação dos grupos e fechamento



Avaliação

            Será realizada durante todo o processo, e ao final com uma apresentação de alguns trabalhos para o grande grupo, utilizando os slides e data show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário