Ficando tonta com tanta informação...em curso....Obrigada Fátima!
terça-feira, 30 de outubro de 2012
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
“No centro do conceito de Educação Soka (criação de valor), está o princípio de que todas as crianças devem ter oportunidade de desenvolver ilimitadamente seu potencial e viver de forma plena, livre das influências destrutivas na sociedade”.
Daisaku Ikeda(Proposta Educacional - pg. 48)
Nesse contexto entra o professor assumindo sua missão de educador e contribuindo para a criação de uma sociedade melhor e mais humana!
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Atividade dia da árvore - 5º ano vocabulário
Leia com atenção:
Pau-brasil
O
pau-brasil (Caesalpinia
echinata
Lam.), também chamado arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga,
ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco
e pau-rosado, é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil.
Características
A árvore alcança entre
dez e quinze metros de altura e possui tronco reto, com casca cor
cinza-escuro, coberta de acúleos, especialmente nos ramos mais
jovens. As folhas são compostas bipinadas, de cor verde médio,
brilhantes.
As flores nascem em
racemos eretos próximo ao ápico dos ramos. Possuem quatro pétalas
amarelas e uma menor vermelha, muito aromáticas; no centro,
encontram-se dez estames e um pistilo com ovário súpero alongado.
Os frutos são vagens
cobertas por longos e afiados espinhos, que devem protegê-los de
pássaros indesejáveis, pois estes comeriam os frutos. Contém de
uma a cinco semente discoides, de cor marrom. A torção do legume,
ao liberar as sementes, ajuda a aumentar a distância da dispersão.
História
Afirmam alguns
historiadores que o corte do pau-brasil para a obtenção de sua
madeira e sua resina (extraída para uso como tintura em manufaturas
de tecidos de alto luxo) foi a primeira atividade economica dos
colonos portugureses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no
século XVI e que a abundância desta árvore no meio a imensidão
das florestas inexploráveis teria conferido à colônia o nome de
Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caesalpinia_echinata
acesso em 19/09/2012 – 09:39
2-
Com o auxílio do dicionário ou na internet encontre o significado
de:
a)
acúleo:
b)
racemos:
c)
estame:
d)
pistilo:
Atividade Dia da Árvore - 5º ano
1 Leia com atenção:
Quais
árvores brasileiras estão em extinção?
Segundo
o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), há diferentes
estados de conservação para considerar uma espécie ameaçada de
extinção: vulnerável, rara e em perigo. Árvores como pau-brasil,
jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária,
entre outros, estão nessa lista, dentro de uma das três
classificações.
A
primeira iniciativa para quem quer contribuir na preservação dessas
espécies é não comprar móveis feitos de madeira extraída dessas
árvores. "Nas lojas, é preciso pedir a certificação da
madeira para o vendedor. Ele é obrigado a fornecer. Se não tiver,
não compre, pois não é possível saber a origem, que provavelmente
é de desmatamento", explica a bióloga Sabrina Pulido Carmona,
do Parque Escola Santo André, na região do ABC de São Paulo.
Quem
tiver espaço no quintal de casa ou uma área na escola pode, sim,
plantar uma árvore. "A maioria das prefeituras tem condições
de fornecer uma muda. Só é preciso ter paciência, pois essa planta
jovem, apesar de já alcançar até uns três metros de altura, tem o
tronco fino e demora de oito a dez anos para se desenvolver",
diz a especialista.
É
importante se informar sobre a melhor árvore a plantar em casa ou na
calçada, não só por conta da fiação de rua, como também porque
as espécies exóticas ao local podem ser prejudiciais. "Uma
espécie que não seja local interfere em todo o ecossistema, no solo
e na alimentação dos animais, por isso é melhor evitar esse tipo
de plantio", afirma Sabrina.
Todos
os anos, no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore,
acontecem ações em todo o país para promover o plantio. O Programa
das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a "Campanha 7
bilhões de árvores", iniciativa mundial para que pessoas,
iniciativa privada, governos e organizações não-governamentais
(ONGs) plantem árvores e forneça os dados a fim de que a contagem
seja feita. Há também ONGs que aceitam doações em dinheiro para
plantio, bem como sites que, de acordo com o número de cliques dos
visitantes, recebem verba de empresas.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-arvores-brasileiras-estao-extincao-dia-da-arvore-499607.shtml
– acessado em19/09/2012 – 10:46
2.
De acordo com o texto, responda:
a)
Segundo o IBAMA, quais os estados de conservação para considerar
uma espécie ameaçada de extinção?
________________________________________________________________________
b)
De acordo com esta classificação, quais
árvores brasileiras estão em extinção?
_______________________________________________________________________________
c)
Como podemos contribuir na preservação dessas espécies?
_______________________________________________________________________________
d)
Quais cuidados precisamos ter antes de plantar algum tipo de arvore?
_______________________________________________________________________________
e)
o que é o programa 7 bilhões de árvores?
_____________________________________________________________________
3
. Encontre no caça palavras:
a)
os estados de conservação de espécie ameaçada de extinção:
vulnerável,
rara e em perigo.
b)
árvores brasileira em extinção: pau-brasil,
jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária.
|
N
|
P
|
E
|
R
|
I
|
G
|
O
|
K
|
P
|
R
|
|
T
|
A
|
A
|
B
|
J
|
A
|
J
|
L
|
Q
|
S
|
|
V
|
U
|
L
|
N
|
E
|
R
|
A
|
V
|
E
|
L
|
|
Y
|
B
|
I
|
C
|
Q
|
A
|
T
|
M
|
M
|
S
|
|
U
|
R
|
M
|
D
|
U
|
U
|
O
|
N
|
O
|
A
|
|
O
|
A
|
B
|
E
|
I
|
C
|
B
|
O
|
G
|
P
|
|
L
|
S
|
U
|
F
|
T
|
A
|
A
|
R
|
N
|
U
|
|
M
|
I
|
I
|
G
|
I
|
R
|
I
|
A
|
O
|
C
|
|
B
|
L
|
A
|
H
|
B
|
I
|
J
|
R
|
T
|
A
|
|
J
|
A
|
C
|
A
|
A
|
A
|
R
|
A
|
D
|
I
|
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Reflexão sobre o texto:
Vivemos em uma sociedade onde a informação chega cada vez mais rápido e precisamos saber como lidar com isso, ou seja, como interpretar essas informações e utilizá-las em nosso dia-a-dia.
Quando se fala “qualquer pessoa informaticamente alfabetizada” ainda falamos de uma pequena parcela da sociedade, pois sabemos que esse acesso ainda não é para todos.
Concordo com o autor quando fala que ao receber essas informações é preciso converter em conhecimento, ou seja, retirar o que realmente importa e saber o que fazer com esse conhecimento.
Nesse ponto entra o trabalho do professor que precisa saber trabalhar com essas ferramentas a seu favor, utilizando como estratégias para desenvolver o saber ordenado.
Para formar essa sociedade do conhecimento precisamos aprender a interpretar todas essas informações e ensinar nossos alunos, que nem tudo deve ser recebido como verdade absoluta, devemos estimular a reflexão e sabermos compreender o que nos está sendo informado.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)
